segunda-feira, 14 de maio de 2012

Hamster chinês

O Hamster chinês é uma espécie de hamster (nome científico Cricetulus griseus), originário dos desertos do nordeste da China e Mongólia. Estes animais chegam a medir de 7,5 a 9 cm de comprimento, e na fase adulta eles tem de 5 a 8 filhotes por semestre e pesam de 50-75 gramas. Vivem em média de dois a três anos. O hamster chinês geralmente é utilizado como animal de estimação ou como (no passado) cobaia.
A proporção do corpo do hamster chinês, comparada com a de outros hamsters, parece "longa e fina", e eles possuem uma cauda relativamente curta. O hamster chinês não está relacionado ao hamster anão. O termo "anão", empregado para hamsters, geralmente é utilizado para referir-se apenas aos animais do gênero Phodopus.
A coloração de seus pêlos, um marrom acinzentado sobre o corpo, coberta por uma listra preta nas costas, combinada com sua cauda mais alongada e o corpo de tamanho reduzido, fazem com que o hamster chinês tenha uma aparência que lembra vagamente um camundongo. Além da coloração acinzentada, uma variação bastante comum na coloração dos pêlos é o hamster chinês branco, geralmente com apenas uma listra preta nas costas.

O mundo dos Hamsters

O hamster chinês é originário do norte da China e da Mongólia e sua fisionomia lembra sobremodo um rato - mais do que qualquer outra espécie de hamster, entenda-se.
Essa espécie de hamster é sociável (ao contrário do hamster sírio) e convive bem com outros de sua espécie, seja do mesmo sexo ou de sexos distintos, desde que todos os membros do grupo se conheçam desde pequenos. Apesar disso, as fêmeas, quando grávidas, podem se mostrar bastante agressivas, o que torna necessária a existência de esconderijos onde os machos - via de regra, os perseguidos - possam se refugiar da ira feminina.
Noturnos, assim como as outras espécies, o hamster chinês pode permanecer ativo durante períodos ao longo do dia. Como ocasionalmente pode tentar passar pelas grades das gaiolas comuns de hamsters, é indicado alojá-los em gaiolas específicas (com grades mais próximas) ou em aquários. É um bom animal de estimação, embora, quando escape, possa ser difícil recapturá-lo, em razão de sua velocidade.
O hamster chinês como animal de estimação não é tão comum quanto os sírios e os anão russo campbells, e isto se deve ao fato de que eles existem em menos quantidade devido a algumas dificuldades em sua reprodução.

 Alimentação


Assim como os humanos, o hamster também precisa de um alimentação balanceada.Existem no mercado formas de garantir uma nutrição completa. misturas próprias para hamster, importadas, que suprem as necessidades nutricionais de seu animal. Embora possam ser um pouco caras, são a forma mais segura de garantir uma nutrição completa. Mas você pode variar com um pouco de frutas e verduras como:
  • FRUTAS:
maçã, uva, caqui, kiwi, banana, morango, pêra.
  • VEGETAIS:
repolho, pepino, brócolis, espinafre, vagem, couve-flor, acelga, chicória, almeirão, couve, cenoura, abóbora, nabo, batata inglesa, batata doce.
  • LEGUMINOSAS:
  • OUTROS:
semente de girassol, outros tipos de sementes como alpiste, nozes, milho, queijo, peixinho seco, ovo cozido ou mexido sem tempero, carne devidamente cozida, ervilha, semente de abóbora, rações (gatos, cachorros e pássaros), sorgo, passas.
  • Uma observação:
as frutas e verduras acima, podem ser naturais, mas nas lojas de animais você encontra também elas sêcas. É muito recomendado quando o hamster estiver com diarréia.
  • Dê alface em pequena quantidade, porque pode dar diarréia e problema no fígado.
  • Não dê:
abacate, pêssego, ameixa, figo, cereja, chocolate e outros tipos de doces, aspargo, tomate, flores, carne crua, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), cebola, cebolinha, alho, linguiça e salsicha, semente de maçã, sorvete, almôndega, frituras.
  • Podem ser dados eventualmente, com moderação (lembre-se que alimentos suculentos em excesso podem causar diarréia):
Frutas frescas, como maçã, melão, laranja, banana, pêra, uvas. Apenas evite as frutas muito ácidas.
Vegetais crus, como couve, chicória, couve-flor, espinafre, acelga, brócolis, repolho, cenoura, pepino. Evite alface, que pode causar problemas de fígado.
Vegetais cozidos, como cenoura, chuchu, batata.
Biscoitos água e sal ou integrais. Evite biscoitos com corantes, com muito sal ou açúcar.
Iogurte, Galinha ou peixe cozido, Queijo, Biscoitos de cachorro, Ovos crus, mexidos ou cozidos ou Outros suplementos, próprios para hamsters.
- Bebidas É recomendável que dê somente água à seu Hamster, sem outros tipos de refrigerantes ou sucos, pois o corante pode atacar seu sistema digestivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário